Entrevista com Marcos Correia Silva
O colaborador dessa edição do Expresso Doctum é Marcos Correia Silva. Marcos é coordenador e professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unidade Vitória. Ele faz parte dos mais de 2.000 colaboradores das dezenas de unidades espalhadas por Minas Gerais e Espírito Santo. Ficou curioso (a)? Saiba mais sobre esse colega de trabalho agora mesmo.
1) Nome: Marcos Correia Silva.
2) Apelido: Não possuo.
3) De onde veio (cidade natal): Sou natural de Vila Velha – ES.
4) Onde está (cargo/unidade): Atualmente estou como Coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo da unidade Vitória.
5) Onde quer chegar: Pretendo transformar o curso de Arquitetura e Urbanismo numa referência em ensino e pesquisa aplicada no ES.
6) Para você, a Doctum é… Uma instituição de ensino humanista e comprometida com a construção de uma sociedade mais justa, inteligente e criativa.
7) Quais são as suas responsabilidades? Como Arquiteto e Urbanista com mais de 20 anos de experiência no mercado, com 12 anos de experiência acadêmica e na posição de Coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo, reconheço a enorme responsabilidade e desafios que tenho. Formar profissionais com a capacidade de sonhar e construir uma cidade mais criativa, humana, inteligente e sustentável é a nossa missão.
8) Quais são seus desafios diários? Mais do que lidar com a burocracia gerencial necessária de um curso superior, meu desafio diário é incomodar nossos alunos e professores no sentido de criar, inovar e propor soluções voltadas ao usuário da arquitetura. Aproximar a academia do mercado e dos cidadãos, independente de sua raça, cor, posição social, ou qualquer outra característica social.
9) O que lhe motiva? Na arquitetura, o que sempre me motivou foi o papel em branco, o processo criativo, o desafio de transformar ideias em algo tangível e a possibilidade de ajudar alunos em profissionais comprometidos com um mundo melhor.
10) O que você espera do futuro? O futuro não se espera, se constrói. Eu trabalho para ajudar a construir um mundo melhor.
11) Um livro: Bíblia.
12) Um filme: O Nome da Rosa, filme de 1986 dirigido por Jean-Jacques Annaud e baseado no romance homônimo do crítico literário italiano Umberto Eco com Sean Connery.
13) Uma música: Trem das Cores de Caetano Veloso.
14) Um lugar: Interlagos, em Vila Velha.
15) Como você se define: Um sonhador que aprendeu a construir.