O inverno chegou! Veja algumas dicas para se cuidar durante a estação mais fria do ano.
Oficialmente, o inverno teve início no Brasil dia 21 de junho de 2019 às 12h54 e só irá terminar em 23 de setembro, com o equinócio da primavera. Além do frio, as baixas temperaturas trazem também as alergias e infecções virais, como resfriados e gripes. Conheça algumas dicas para tentar evitar ou, pelo menos, minimizar as consequências desagradáveis dessa época:
- A casa deve ser arejada. Fechar as janelas de casa, principalmente dos quartos, pode acarretar na diminuição da aeração da casa, levando à concentração da poeira. A falta de ventilação leva ainda à concentração de esporos de fungos (bolores), que podem agravar essas situações. Por tanto, abra as janelas entre 10h e 17h.
- Gelado está liberado. Sorvetes, sobretudo os mais calóricos (com chocolate ou leite condensado), não levam a nenhum tipo de doença, como infecções de garganta, resfriados ou gripes.
- Inicialmente, pode parecer correto deixar uma bacia de água no quarto para aumentar a umidade do ambiente. Mas o aumento da umidade ambiental pode acarretar em um crescimento da população de ácaros (que adoram quartos úmidos) e esses, sim, são capazes de aumentar a incidência de doenças respiratórias.
- O uso de aparelhos para purificação do ar é recomendado.
- Evite carpetes ou cortinas, porque acumulam poeira.
- Use aspiradores de pó que tenham um elemento filtrante do tipo Hepa.
- Passe no chão panos umedecidos com desinfetantes. Uma boa pedida, em alguns casos, é usar uma mistura de um copo de querosene para dez litros de água.
- Forre colchões, travesseiros e almofadas com sacos protetores que sejam permeáveis na parte superior e impermeáveis na parte interna, com fechamento por zíper.
- Afaste a cama da parede.
- Coloque livros e objetos em armários fechados.
- Lave muito bem as mãos. Elas servem de vetores para muitos germes, que são os responsáveis pela transmissão de gripes e resfriados, entre outras doenças.
- Não permita que fumem em ambientes internos. Isso pode agravar ou trazer complicações e doenças respiratórias.
- Lave os cobertores pelo menos a cada dez dias. Deixe secar muito bem ao sol e guarde em sacos plásticos fechados.
- Pessoas com problemas respiratórios podem colocar cobertores e agasalhos de lã no freezer por 12 horas (dentro de sacos plásticos). Esse procedimento mata os ácaros, que não aguentam o frio do freezer. Em seguida, guarde as cobertas e os agasalhos em armários protegidos.
- Evite aglomerações.
Fonte: Jornal Extra