Eventos jurídicos em foco

Conhecer a vivência jurídica e atualizar-se frente às novas metodologias é essencial para complementar o conteúdo apresentado em sala de aula e para que o aluno esteja pronto para enfrentar o mercado de trabalho. Com base nisso, as unidades Doctum de João Monlevade e Guarapari realizaram recentemente eventos do curso de Direito com participação ativa dos acadêmicos, além da presença de profissionais e autoridades da área. Entre os dias 12 a 14 de setembro acontecerá também o Congresso Jurídico da Doctum Caratinga.
Entre os dias 21 a 23 de agosto, aconteceu a Jornada Jurídica 2018, realizada pela coordenação do curso de Direito da Doctum João Monlevade em parceria com a 75ª Subseção da OAB . O evento contou com palestras e minicursos. Os alunos participaram dos minicursos: “Nem Presa, Nem Morta: A Descriminalização do Aborto no Brasil”, com a professora Maria Luiza Barros; “Eu, Tu, Eles: Reflexões Contemporâneas sobre o Direito de Família”, com os professores Filipy Bicalho e Renata Martins; “Gênero, Sexualidade e Direito: Caminhos para Informação, Regulação e Emancipação”, com os professores Walter Veloso, Keiciane Emerick e Nataly Sampaio; “O Processo como Instrumento de Efetivação da Democracia: Processo Civil e Penal – Teoria e Prática”, com os professores Fabiano Lima, Elivânia Braz e Tenório Moreira.
No segundo dia de Jornada, os acadêmicos receberam José Luiz Quadros de Magalhães, advogado e professor, que abordou a temática “Diversidade e Democracia, Desconstruindo o Ódio”. Para encerrar o evento, no dia 23, a temática discorrida foi “O Perigo das Fake News em Ano Eleitoral”, com o juiz de Direito, José Afonso Neto, e o advogado e professor Igor Bruno Silva Oliveira. Participou como mediador do debate o jornalista Alexandre Miquelete, além dos alunos com perguntas e depoimentos sobre o tema em pauta.
Na mesma data, dos dias 21 a 23 de agosto, as turmas do curso de Direito da Doctum Guarapari realizaram a Semana Jurídica da unidade. O evento contou com uma programação variada: “Feminicídio e os 12 anos da Lei Maria da Penha”; “Minorias”; “Desafios após a Graduação”; “Segurança Pública” e “Cidadania e Democracia”. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer profissionais e, também, debater e tirar dúvidas sobre os assuntos. O evento atingiu sucesso pelas abordagens direcionadas aos profissionais da área jurídica, e também pelo seu caráter interdisciplinar que envolveu temáticas essenciais para formação do acadêmico. Os conhecimentos partilhados enriqueceram conhecimentos sobre as áreas de atuação.