Metodologias Ativas é tema de capacitação para 150 professores
Aprender nunca é demais. E inovar também faz parte da rotina do educador. Por isso, a coordenadora Pedagógica da Doctum, Monique Montenegro e o consultor, Alonso Soler, levaram para 7 unidades da Rede, a capacitação com o tema “Metodologias Ativas”. Cerca de 150 professores participaram da oficina.
O trabalho foi realizado durante um dia inteiro, e o objetivo era de mostrar ao professor a mudança do aluno. “Nossa ideia era de apresentar esse novo aluno, que é ligado às tecnologias. Apresentamos outras possibilidades ao professor, para trabalharem com recursos tecnológicos que podem fazer com que a aula seja mais atrativa”, explicou Monique.
As unidades que já passaram por esse ciclo de palestra já estão realizando ações para colocarem em prática as dicas das oficinas, como disse a professora do curso de Direito de Vitória, Mariana Mutiz. “A oficina foi de extrema importância para minha vida acadêmica. Já apliquei algumas dicas em sala de aula e acho que os alunos adoraram! Espero que no próximo semestre eu possa aplicar novas metodologias para crescer ainda mais com eles.” A professora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Fernanda Sathler, também afirma que “já estamos aplicando em sala de aula e os alunos ficaram super empolgados”.
Janilda Prata, diretora da unidade Vitória, pensa que “a oficina foi inspiradora, o projeto é inspirador! Percebemos que o desempenho de muitos professores evoluiu e o resultado disso, está na avaliação que nossos alunos fizeram. Tenho certeza que parte disso é recorrente do trabalho de Metodologias Ativas. Nosso aluno não quer vir para sala de aula para ter uma aula expositiva, ele quer ter uma experiência e colocar em pratica todo o conhecimento que recebe.”
Para o professor de Caratinga, Josester Teixeira de Sousa, as dicas dadas na oficina são muito valiosas para eles. “A oficina foi muito proveitosa e as dicas, muito valiosas. Nós, aqui da unidade Caratinga já estamos colocando em prática.”